Um dos principais meios de transportes de cargas são os portos, estes se diferem dos aéreos, ferroviários e rodoviário. A sua principal função é o transporte de bens para a sociedade, como é o caso dos alimentos.

Além disso, os portos apresentam a possibilidade de transportar cargas em grande quantidade e em alguns casos com o custo menor se comparado a outros meios.

Por isso, os portos se configuram como o principal meio de entrada e saída de riqueza de um determinado país. Estima-se que no Brasil haja 175 instalações portuárias de carga. Confira a seguir os 10 maiores portos brasileiros e suas diferenças.

1.  Porto de Santos (SP)

Fica localizado na costa de São Paulo, é considerado o maior porto do país em tonelagem de cargas e movimentação de contêineres.

O porto corresponde a 30% de toda movimentação portuária do Brasil e é usado como deslocamento de carga para a maioria dos estados sendo 16 no total. Por ele passam produtos como carnes, vegetais, plásticos e produtos químicos.

2.  Porto de Paranaguá (PR)

dois

Localizado na região sul, é considerado um porto bastante influente englobando 10 estados brasileiros. Destaca-se em 5 principais atividades econômicas que são a agroindústria, alimentos, transporte, indústria mecânica e indústria química.

3.  Porto de Itapoá (SC)

Também localizado a região sul do país, ele apresenta uma característica peculiar por ser de uso privado, por ter localização privilegiada se tornou referência nos segmentos de carnes, papel, madeira, cerâmica, entre outros.

Também trabalha exportando cargas do Paraguai. O porto apresentou grandes índices de crescimento nos últimos anos.

4.  Portonave (SC)

Ainda no sul, o portonave também é privado e atua com as produções do Centro Oeste, Sul e Sudeste, além de outros países da América do Sul.

Os principais produtos que são movimentados pelo porto são carvão vegetal, plásticos, madeira e carnes. Além disso, é caracterizado por possuir boa infraestrutura.

5.  Porto de Rio Grande (RS)

cinco

Fica localizado no Rio Grande do Sul e apresenta grande porte. As suas principais áreas de influência são Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Rio grande do Sul, entretanto, este porto também atende a mais 17 estados. Destaca-se nos segmentos de calçados, agroindústria e couro.

6.  Dp World Santos (SP)

A DP World Santos é a empresa responsável pela operação de um dos maiores e mais modernos terminais privados multipropósito do Brasil, instalado na margem esquerda do Porto de Santos (SP). Com investimentos de R$ 2,3 bilhões, proporciona mais de 1.200 empregos diretos e 5.000 indiretos.
Instalado em área estratégica com acesso por via marítima, rodoviária e ferroviária, o empreendimento conta com 1.100 metros de cais e uma área total de 845.000 m2 e capacidade de movimentação anual de 1,2 milhão de TEU (unidade equivalente a um container de 20 pés) e 3,6 milhões de toneladas de celulose.
Mais informações no portal da DP World Santos.

7.  Porto Chibatão (AM)

O porto fica localizado no estado do Amazonas, apresenta grande capacidade e é visto como um dos melhores em termos de estrutura. Entre os seus principais segmentos encontram-se máquinas elétricas, borracha e enxofre.

8.  Porto de Suape

Localizado na região Nordeste, especificamente em Pernambuco, ele é tido como um dos mais bem localizados estrategicamente da região. Apresenta mais de 160 conexões com portos de todo o mundo. Os principais produtos que passam por lá são cereais, enxofre e bebidas.

9.  Porto de Itajaí (SC)

Se apresenta como principal porto da região e é considerado o segundo maior do país em movimentação de contêineres. Atua principalmente com exportação de plásticos, carvão vegetal e madeira.

10.               Porto do Rio de Janeiro (RJ)

Possui característica de ser de grande porte e regional, movimenta principalmente produtos ligados ao setor automotivo, além disso segmentos como o da indústria química e produtos minerais passam por lá.

 

Equipe: DataLogística